2017/05/22

Dia 2387

Algumas coisas são bem difíceis. Dão muito trabalho. Dão vontade de desistir no meio do caminho. Mas antes de desistir, de abrir mão de vez eu sempre penso: Será que fiz tudo que realmente eu poderia ter feito? Por isso algumas pessoas estão tão cansadas. Por isso algumas precisam de remédios para dormir. Por isso algumas pessoas se separam. Por isso alguns casamentos não duram. Por isso algumas pessoas perdem o emprego. As pessoas, na maioria das vezes estão só cansadas.  
Um dia vou ser menos orgulhoso. Um dia vou ser mais paciente. Um dia vamos mudar nossa postura na briga. Um dia vou me empenhar mais no trabalho. Um dia peço desculpas. Um dia começo uma dieta. Um dia eu começo a ir na academia. Um dia programo aquela viagem para vários lugares. Um dia... Um dia eu começo a viver? Quase tudo que falamos "um dia" nunca realizamos até o fim. Eu, Rafael, acho que qualquer dia quando queremos realmente começamos a mudança que queríamos/queremos. Era uma terça-feira qualquer, eu levantei e pronto. Comecei a ser outra pessoa, aquela que queria ser. Tudo porque passei muito tempo antes pensando quando esse dia chegaria e as consequências do meu antigo eu para as pessoas que eu amo. Bom, esse dia nunca vai chegar se você não começar ele.
Vi recentemente em um vídeo do Eduardo Marinho (do qual sou grande admirador das suas ideologias) onde nele falava sobre a vida. Que a vida não foi feita apenas para construir patrimônio, porque se fosse as pessoas que já construíram viveriam para sempre. Entre outras coisas ditas, mas esse trecho onde ele explica a busca pessoal do sentido da vida e exemplifica o que todos sabemos mas nunca falamos na hora do café. As pessoas falam do futebol de domingo, da política bagunçada no canal da Globo, da gafe televisionada de alguma apresentadora. Mas ninguém fala sobre o sentido da vida, ninguém mais perde cinco minutos para filosofar essas coisas porque é muito chato. O que é bem triste porque, bem, porque estou falando isso praticamente sozinho agora.
Era um dia qualquer, mas era meu dia de mudança. Terça, quarta, quinta... Tanto faz. Eu acordei e comecei a fazer tudo aquilo que um dia eu pensei em começar. Mas não tem nada a ver com começar a ir na academia, comer frutas no café da manhã ou ir ao teatro. Era e é, dentro de mim. Ninguém viu, ninguém sabe e logo ninguém perguntaria. Talvez seja melhor assim. Mas é um pouco triste começar a ver o mundo dessa maneira nova e não ter para quem contar. Ninguém acreditaria. Ninguém presta atenção realmente. 
Nesse dia quando acordei a bíblia estava em cima da cômoda. Procurei a passagem que já tinha ouvido antes de Gênesis 3:19 "Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!" A primeira vez que ouvi essa passagem foi minha avó que disse, contando uma história de antes do surgimento da humanidade. Que éramos todos vasos de barro e Deus assoprou dentro e nos transformamos em vida. Ao passar dos anos ouvi essa passagem diversas vezes. Quando cresci, percebi que tinha que deixar algo antes que eu me tornasse pó novamente. Algo que eu fosse lembrado de uma forma boa. Então percebi que eu poderia me doar como alguém que sou para fazer as pessoas que amo felizes. É o que sei fazer, o que meu coração mais pede de mim. 
Mais de um ano atrás quando eu estava em uma fase ruim e comecei a me reerguer uma amiga minha me disse "Rafa, queria ser como você. Se renovar, começar de novo tão rápido e não ficar triste tanto tempo. Você não se deixa abalar e segue em frente" Odeio me sentir triste. Odeio me sentir sozinho também. Mas isso não significa que minhas estruturas não se abalam. Meu amigo, aqui dentro quase que diariamente as coisas desmoronam. 
Fiquei triste e sozinho boa parte da minha vida mesmo estando com pessoas ao meu lado, mesmo dentro de relacionamentos. Ninguém sabia porque ninguém via. Ai volto ao ponto que ninguém fala sobre essas coisas porque estão perdendo tempo com outras tantas. Estão perdendo tempo com preocupações que vão gerar outras preocupações inúteis e quase sempre sem solução. Ninguém esta cuidando do que realmente é importante. Família é importante independente quem você considera como família. Amigos de verdade são importantes. Sua vida e sua saúde são muito importantes. Só me dei conta disso quando realmente parei para pensar sobre o que eu estava fazendo e quais eram as minhas atuais prioridades. Quando realmente prestei atenção, era quase tudo sem valor de verdade. Ai vi como eu estava desperdiçando meu tempo e minha vida.
A gente se engana achando que os horários são uma desculpa. As obrigações são uma desculpa. Que algumas pessoas são mais importantes que outras. Saímos que nem uma bala com raiva, cuspimos palavras que machucam, quebramos as coisas mas e ai? E depois? Sabe? O que estamos fazendo para melhorar as coisas? O que estamos fazendo para assumir a responsabilidade de melhorar tudo? Um dia vamos morrer e pelo que você quer ser lembrado? Pelas brigas, saídas repentinas de raiva, palavras que machucaram ou por todo resto que vão sentir sua falta? Pela paz que encontraram na sua presença. Na calmaria em meio as ondas tempestuosas do dia-a-dia. 

Seja calmo, paciente e principalmente seja gentil. Você não sabe quantas guerras a outra pessoa esta passando naquele dia.
Sintam-se abraçados hoje.
Namastê


Nenhum comentário: