2016/10/30

Dia 2329

A tristeza assim como a felicidade só deve ser partilhada com quem te entende. Pra que plateia? As pessoas não se importam, definitivamente não se importam. Se não afeta o dia-a-dia delas provavelmente não vai ser notável a mudança. Eu costumo dizer que se não atrapalha o café da manhã de alguém, outros não vão notar. Mas quem vê a gente rindo e fazendo piada nem imagina o caco que estamos por dentro esperando que alguém apareça e nos sirva de cola pra juntar todos esses pedacinhos imaginários.
Uma coisa que aprendi foi que o silêncio é a parte que chama mais atenção. Quando a gente explode e mostra na cara o que queremos, isso tudo não serve de nada porque gera apenas uma atenção momentânea e nem sempre é boa. Nada se resolve entende? E os efeitos colaterais são uma bagunça danada.
Mas, como resolver tudo? Quando a gente vê alguém que gostamos sofrendo logo queremos acabar com o sofrimento dela. A gente prefere que a tristeza dela seja a nossa tristeza. Que de alguma forma pudéssemos colocar a mão do lado de dentro dessa pessoa e tirar tudo de ruim que há la.



Vou contar uma história. Não é exatamente um conto de fadas mas ainda sim tem um final feliz. Era novembro e meu filho e eu estávamos sentados na sala. A mae dele estava com sua irma aprontando alguma coisa na cozinha junto com aquele genro idiota. Meu filho estava com problemas no casamento. Brigavam muito e parecia que tudo ia acabar. Então ele me perguntou "Pai, como você e a mamãe conseguiram fazer durar tanto tempo?"
Eu fiquei sem resposta na hora porque me veio na cabeça todo o percurso da minha vida nos últimos 30 anos. E toda a história do lado da mulher que eu amo também. Eu começaria dizendo "Me apaixonei por ela quando sem nem ter a visto ainda, ouvi o som da sua risada por uma mensagem de voz ao telefone". Era abril de 2016. E daí em diante eu sabia que queria ela pra minha vida independente das manias e jeitos que ela poderia ter. Independente se ela gostasse de jazz e eu de blues. Independente se ela preferisse doce e eu salgado. E aí um dia eu a encontrei. Ela sorriu na mesa comigo e eu não fazia ideia porque ela estava ali. O que ela queria comigo? Quando ela sorri, seus olhinhos ficam miudinhos e sua boca destaca mais do que qualquer parte do seu rosto. Eu amo quando ela sorri, me dá até vontade de sorrir também.
Nunca mais quis outra pessoa. Pensei "Então finalmente é ela. Eu tenho que fazer tudo pra vê-la feliz". Não foi fácil. Houve o tempo que ela quis desistir. Houve o tempo que eu quis. Houve o tempo que ambos queriam. Teve um tempo que eu não sabia mais o que fazer. Ela não sorria mais e fiquei desesperado. Foram dias massacrantes. Era uma depressão em tempos ruins. Ela nem me olhava. Os lábios pareciam grudados e o olhar sempre disperso, frio. Por fim, acabamos. Agora que tudo acabou, eu só quero abraça-la. Eu trocaria todo o mundo para ver aquele pedacinho do céu olhando de volta pra mim. Fiquei destruído. Engoli tudo que havia para engolir e continuei tentando. Ela me mandava embora dez vezes e eu voltava onze. Talvez eu ame da maneira errada. Queira ela de uma forma totalmente errada mas, olhe pra mim, e eu lá tenho cara de quem sabe acertar em alguma coisa?
Por muito tempo me questionei se valia a pena todo aquele esforço. Quer dizer, eu poderia ir para outros caminhos. Ainda era jovem. Mas eu queria que ela entendesse que eu não queria ir embora. Só que ela não entendia e continuava me afastando. Cada vez mais pra longe. Eu só queria vê-la sorrindo de novo. E é teu sorriso que faz com que meu dia fique bom.
Passamos por aquilo tudo. Foi um inferno. Não lembro quanto tempo durou mas pareceu uma eternidade. Depois de tudo ainda veio um processo de reabilitação. Voltamos a nos conhecer como na primeira vez. Foi bem difícil. Eu rezava todos os dias pedindo pra que lá melhorasse logo porque a amava demais. O tempo foi passando. Logo depois disso casamos e tivemos o primeiro filho.
Tive muitos medos e receios. Fiquei na esperança de tempos melhores todos os dias. Fiquei inseguro sobre tudo acabar para sempre. Tudo dava indício para que eu a abandonasse a seguisse minha vida. Mas eu não conseguia fazer isso porque ela era a minha vida. E eu vou te amar. Nessa vida e na próxima.
Por fim filho, sua mãe aceitou a própria vida. Me aceitou do lado dela mesmo eu sendo todo errado. Hoje ela tem 61 anos e toda vez que a vejo sorrir eu lembro daquele dia sentados naquela mesa conversando. Eu me apaixono todos os dias por ela cada vez que ela sorri pra mim. Ela vale a pena cada minuto da minha vida.
Quer ver uma coisa? Quando ela vier pra sala eu vou olhar pra ela nos olhos e ela vai olhar de volta. Ela vai sorrir bonito. A gente não precisa falar nada, já sabemos.
Ela apareceu na sala. Os dois sorriram.
Fim.


Não desistam!


Nenhum comentário: