2017/05/02

Dia 2378

- Todos nós temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam de volta, essas são chamadas recordações ou lembranças. Algumas nos levam adiante, essas são chamadas sonhos ou esperança. Mas você se lembra dos velhos tempos?
- Que velhos tempos? 
- Em que pessoas se importavam com outras pessoas.
É notável nossa capacidade de absorver as lições da vida e sobre quem as ensinou também. Estamos sempre com interesse de algo. Não interessa se você é jovem ou de meia idade, quando você se aproxima de alguém pode ter certeza que no seu íntimo você esta querendo algo. Mas que pensamento egoísta não é? Pois é, mas é verdade. Não nos relacionamos com ninguém que não tenhamos algum interesse por trás da escolha. O que torna bonito esse interesse, é para qual lado ele esta apontado.
Por exemplo, quando somos jovens somos bem cruéis porque não temos o discernimento correto para avaliar qualquer coisa. Para escolher um parceiro, no caso, selecionamos como ovelhas no rebanho. A mais bonita, a mais popular, a mais atraente, a mais rica e por ai vai. Moldamos nosso interesse (fútil) a decidir qual escolher. Mesmo que nem sempre aqueles que escolhemos, escolhem a gente de volta. Algumas pessoas ganham maturidade nisso, outras não. Algumas continuam escolhendo no rebanho enquanto outras escolhem outros adjetivos para fazer essa escolha.
A pessoa que mais ficara do seu lado quando ninguém estiver. A pessoa que vai estar te dando carinho mesmo que sua cabeça esteja num vulcão em erupção. Aquele que vai cuidar de você quando estiver doente. Que vai ignorar seu momento de fúria e tédio passando por cima sabendo que amanhã é outro dia. Alguém que segura sua mão e fica disposta a não soltar mesmo quando você em um péssimo momento decide soltar da mão dela. Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial?
Escolhas, escolhas. Decisões. E o medo de errar? Fracassar novamente? A gente reza pedindo, ás vezes se engana achando que recebemos um aviso para seguir quando na verdade é um aviso para recuar. Assim aprendemos as verdadeiras lições. Errando. Mas lembre-se, errar uma vez é humano mas duas na mesma coisa é estupidez. Por isso, pense bem antes de tomar qualquer decisão radical que vai mudar sua vida completamente, realmente ela pode mudar.
E uma hora você tem que fazer uma escolha certeira. Se casar. Casamento é difícil. Mas ser pai e mãe, manter a forma, escrever livros, cozinhar e todas as outras coisas que importam e que valem a pena em minha vida também são. Ter uma parceira de vida é um presente incrível. Eu também aprendi que a instituição do casamento pode ajudar a nos curar de nossas partes menos bonitas. Nós todos as temos.
Daqui uns anos vou dizer que com o tempo, eu aprendi que a nossa experiência foi uma ilustração de uma lição muito maior sobre o casamento. A pergunta que todo mundo em um relacionamento sério deveria fazer à pessoa amada é: ‘O que eu posso fazer para que o seu dia seja melhor?’ Isso é amor. Livros de romance (e eu já escrevi alguns trechos) são sobre o desejo e o felizes para sempre, mas o felizes para sempre não vem do desejo, pelo menos não o retratado na maioria dos romances.
O verdadeiro amor não é desejar alguém, mas realmente desejar a felicidade dela, às vezes até às custas da nossa própria felicidade. Amor verdadeiro não é fazer da outra pessoa a nossa cópia. É expandir a nossa capacidade de tolerância e cuidado, é buscar ativamente o bem estar do outro. Todo o resto é simplesmente uma charada de interesse próprio. Por que sabe, somos interesseiros pra caramba!
Eu não estou nem mesmo dizendo que todos os casamentos devem ser salvos. Mas para mim, eu sou incrivelmente grato pela inspiração que me veio. Talvez seja Deus falando com um cego e eu seja o cego. Eu sou grato por minha família ainda estar intacta e eu ainda ter a minha esposa, minha melhor amiga, na cama junto à mim quando acordo de manhã. E eu sou grato porque, até mesmo agora, décadas depois, de vez em quando, um de nós ainda role na cama e diga, ‘O que eu posso fazer para que o seu dia seja melhor?’ Estar em qualquer lado desta pergunta é algo pelo qual vale a pena acordar.


Nenhum comentário: