2009/08/15

Dia 18

Prontos para a ebulição total em...10,9,8,7,6,5,4,3,2,1...
Quando foi a última vez que sua barriga doeu de tanto dar risada? Quando foi a última vez que em sua rodinha de convivência, você fez a maioria sorrir? Quando foi que você foi durmir por que não conseguia parar de se divertir?
Qual você acha que é seu propósito aqui?
Acho que o meu, é fazer o máximo de pessoas sorrirem por mais tempo possível. Fazê-las sorrir e esquecer dos problemas do lado de fora do riso. Rir até desmanchar o penteado; Rir até a barriga doer; Rir até as mãos suarem; Rir até bater palmas; Rir de não se aguentar; Rir de achar ruim de tanto que riu. Fazer todos esquecerem dos problemas do lado de fora da vida que eles tem interpessoal comigo. Fazer o máximo de pessoas felizes sem cobrar nada. Absolutamente. Só cobro sorrisos em troca de algumas horas do seu tempo.
Quanto se cobra pelo tempo? Aquela frase de "tempo é dinheiro"... Como saber quanto cobrar por algumas horas de conversa sádia? Não estou falando de análise em psicólogos, porque ali é só uma terapia pra ajudar em alguma coisa. Conversar ajuda, em muita coisa, mas ninguém sabe.
Assim como algumas pessoas se sentem aliviadas em confissionários em igrejas, se abrindo para padres que talvez nem conheçam, contando seus 'pecados'... Assim como em uma sala desconfortante, dizendo seus 'problemas' a um profissional em psiquiatria... Todos nós podemos ser o padre de alguém ou o psicólogo de alguém... ou quem sabe até um conselheiro, um ombro, um lenço, um ouvido, uma aula, um livro, uma frase... um conforto para alguém que precisa. Se prestarmos atenção DE VERDADE nas pessoas, podemos descobrir o quão fascinante elas podem ser se conhecidas verdadeiramente e intimamente no seu completo. Posso pensar no que vou falar, mas não estou pensando quando estou dizendo e assim tem funcionado por todos esses anos!
Para algumas pessoas, é tão mais fácil e prático ter alguém que só ouve. Como uma estátua. Está sempre lá para ouvir, mesmo que não de total atenção. Isso é repulsivo. É usar alguém para contar nossos problemas e quando a pessoa precisa dizer algo, damos desculpinhas esfarrapadas do tipo "tenho que ir agora", "já deu a minha hora" ou a minha preferida: "outra hora agente se fala, te ligo mais tarde" e nunca ligam! Mas, depois de um tempo recebemos um telefonema dessa tal pessoa, com novos problemas e novos acontecimentos iguais/diferentes dos da outra vez... e você tem que ouvir. Por que se você não ouve, aparecem certos comentários dos quais "você mudou desde então", "você não é o mesmo"..."o que aconteceu com você". E a única coisa que teria te acontecer inevitavelmente, seria você ficar de saco cheio de uma pessoa te usar, te usar e te usar e quando você precisar dela, ela te deixa na mão. Pessoas assim não são amigos, são descartáveis, sabe por que? Por que na semana que vem, ela arranjará outro para ouvi-la e nem sentirá sua falta, embora você ás vezes, por ouvir e se importar demais sinta a falta dela.
Pessoas vem e se vão, como um minuto no relógio. Mas há sempre aquelas, que marcam uma hora na nossa vida. Seja uma pessoa assim na vida de alguém! Marque a hora da vida de alguém. Pode ser uma hora decissiva e muito importante... talvez seja a melhor coisa que você fará para alguém na sua vida.

Nenhum comentário: