2014/02/20

Dia 1761

Tem uma hora que você para e pensa "Ok e qual o próximo grande passo?" É trocar de emprego, começar uma faculdade, fazer uma tatuagem nova... ? Pedir desculpas, aprender a tocar aquele velho violão abandonado no seu quarto. Começar a academia em pique total. Tudo bem, academia é exagero mas correr pelo bairro usando aquele tênis novo que você comprou ano passado e só usou uma vez? Não? Tudo bem.
Escrever uma biografia então? Mas quem compraria? Sua mãe provavelmente. Se arriscar na cozinha quem sabe... Umas panquecas? Ouvir Vermillion, fumar um baseado? Trocar os lençóis da cama, os antigos cheiram a suor e sexo velho. Já sei, fazer um café! Mas ai, mais pra frente vão te perguntar 'Qual sua qualidade?' e o que você vai dizer? 'Sei fazer café!' Patético. 
Realmente, o que você sabe fazer? Em que você é bom? Tem gente que sabe fazer o melhor café do mundo (nessa parte eu posso dizer que é a minha mãe). Tem gente que entende aquelas porcarias de matemática. Tem gente até que sabe concertar máquinas trituradoras de legumes. Mas e você, no que você é bom?
Eu nunca tinha parado e me feito essa pergunta até dois dias atrás. Saber de verdade no que sou bom. Afinal, você não pode ser Ed Kennedy pra sempre, certo? Nós na maioria das vezes fazemos tudo no piloto automático. Tão chato. Eu por exemplo. Sai da escola e não sabia o que fazer. Arranjei emprego e ainda não sabia o que fazer. Comecei a faculdade e ainda não sei o que fazer. Só que isso não é em relação aos meus deveres cotidianos de ser cidadão, pagar impostos, carregar celular, ficar em filas, trabalhar, estudar... É em relação a minha vida sabe? As outras obrigaçoes? Ser feliz, sorrir, ser livre, amar... Sonhar! 
Essas coisas não nos ensinam nas aulas de historia. Não vem escrito atrás da lata de leite condensado. Nem no manual junto com a tv nova da sala. Nossos pais dão um pontapé inicial. Mas nem eles conseguem ensinar a gente a começar a viver nossas próprias vidas. Chega o ponto em que você esta sozinho. Por mais que existam pais que amem seus filhos, tem uma hora crucial que as lições são de intero teor pra si mesmo. Como adjetivo de intensidade só posso dizer: É foda. A gente cai, mas quem ensina a gente a levantar? E quando o tropeço é grande demais, quem vai ensinar a reerguer-se? A resposta é bem simples: Ninguém. Isso mesmo. Ninguém. É a maior conquista do homem moderno, ser feliz depois de despencar do oitavo andar. Levantar, chacoalhar a cabeça e começar a andar de novo. E começar de novo amigos, como mesmo que dizem? Ah é... É foda!
Vai ver a melhor parte da vida é nessa transição mesmo. Quando você esta levantando ou, ja aprendendo ou ainda se reerguendo e vida te da um tapa ou dois. Dizendo que essa bosta é pra ser vivida da melhor maneira possivel sem choradeira, lamentação, burrice, não-amor e até falta de fé em coisas boas que estão por vir.
Ser feliz é facil, manter-se assim é que é dificil.
Talvez eles não saibam o que é viver. Talvez eles não saibam o que é ter sonhos.

Nenhum comentário: