2015/05/01

Dia 2089

Pensei que estava enlouquecendo e ai olhei para o céu e ainda tinha uma lua brilhando lá em cima. Será que você percebe que esta completamente louco quando a lua não aparece mais? É fácil, quando se é jovem, acreditar que aquilo que desejamos é nada mais que aquilo que merecemos, supor que, queremos muito alguma coisa, é nosso direito divino de tê-la. Esperar que a vida lhe trate bem porque você é uma boa pessoa, é como esperar que um tigre não te ataque porque é vegetariano. Jovem ou não, o direito é para aqueles que saem para lutar por algo ou quase nada. Mas que vão, essa é a ideia.
Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente. Guardado, escondido, adormecido, mas ainda presente. Tudo que não foi, é metade do que somos. E ainda tentando ser. Será?
Alguns anos atrás eu ouvi em alguma conversa que os japoneses dizem que você tem três faces. A primeira face você mostra pro mundo. A segunda face você mostra para os seus amigos mais próximos e familiares. A terceira face, você nunca mostra pra ninguém. É o reflexo mais verdadeiro de quem você é. E nessas horas eu me pergunto qual delas eu vejo quando olho no espelho hoje em dia.
A realidade é que a gente sai de casa todo dia colocando a cara á tapa por ai. Ás vezes até esborrachando ela no chão e até algumas vezes não sabendo onde enfiar ela. Diversas vezes também não queremos colocar a cara na rua. Se afundar na cama parece uma boa opção. Hoje parece um desses dias. Dias como hoje, estou sentado no escuro com a luz do monitor sobre a mesa e a fumaça do café subindo pela xícara enquanto ouço uma musica de fundo e o barulho do teclado enquanto falo com você que lê por exemplo.


O engraçado é que me disseram hoje que o tempo, conforme passa aproveitamos e queremos aproveitar de outra maneira. Uma mulher que trabalha no 7° andar do mesmo prédio que eu trabalho estava no elevador quando desci. Falamos coisas banais, como o tempo frio de São Paulo nos últimos dias e eu brinquei que era um tempo bom pra ficar na cama. Ela respondeu que mesmo quando falamos sobre o desejo de ficar deitados na cama em dias frios como hoje, nunca ficamos quando temos a oportunidade. Ficar nesse estado somente quando estamos doentes ou necessitamos realmente. Criar esse vínculo de preguiça realmente como atividade é uma coisa que o ser humano não acata como realidade e posso dizer por mim mesmo também. Por fim, ela indagou "Tenho 50 anos, conforme o tempo passa menos queremos ficar na cama e mais queremos aproveitar" e eu disse "Mas é bom ainda ter a ilusão de que o nosso maior desejo ainda sim é ficar deitado na cama debaixo da coberta sem fazer nada". O térreo chegou e fomos embora, ela acreditando que realmente estava vivendo mais que eu por ter mais idade e mais consciência do que é aproveitar a vida diante do tempo que passou e por me ver dizendo que tempos bons são os de cama e eu ansioso pelo meu tempo que esta por vir, afinal tenho 27 anos adiante para chegar ao tempo de dizer que não quero mais ficar na cama.
Talvez eu ache algo mais forte, que faça eu me sentir melhor. Que me faça levantar da cama ás 5 da manhã, não por não conseguir dormir mas por ansiar viver.