2009/09/01

Dia 32


Quando agente é criança, agente tem um monte de preocupação. Como vamos ocupar nosso tempo no dia; Que horas vamos poder brincar; Do que vamos brincar; Que dia é aquela festa de aniversário para ir e poder comer porcaria; Quando vamos jogar uma próxima partida de alguma coisa; Quanto tempo falta para chegar a hora do recreio; Será que mamãe descobriu que fui eu que quebrei?; Quanto tempo vai demorar para que eu comece a ler; Se vai demorar para crescer pelos e nas meninas, quanto tempo vai demorar para usar o primeiro sutiã ou usar maquiagem; Se quero comer verduras hoje; Á que horas eu tinha que ter ido tomar banho...
Mas quando agente passa dessa fase, outras preocupações aparecem, tomando espaço das anteriores. Por exemplo, por que tantos pêlos estão crescendo; Quantas espinhas apareceram hoje; Será que aquele garoto deu uma olhada para mim hoje; Vou pedir o telefone daquela menina amanhã; Quanto tempo falta até eu tirar minha carta de motorista; Por que minha mãe sempre grita comigo; Tenho muitas tarefas de escola; Preciso arranjar meu primeiro emprego; Tenho que ver alguma festa para ir; Por que minha mãe me pede tantas coisas; Preciso de nota para passar na escola; Meus amigos não me entendem; Estou acima do peso; Estou cansado de ficar sozinho; Futebol no final de semana com os amigos; Acho que amanhã não vou entrar na escola para fumar cigarro e ouvir música...
Daí, quando o tempo passa mais ainda, outras preocupações tomam nossa cabeça enquanto as antigas que já passaram voltam e as recentes desaparecem. Dito assim, tenho muitas contas para pagar; Preciso pagar o IPTU do carro; Tenho que buscar meus filhos na escola; Minha mulher só reclama de tudo; Meu marido não liga muito pra mim; Por que sempre sobra mês no fim do dinheiro; Meus filhos precisam de um calçado novo; Preciso de uma promoção no trabalho; Não consigo descansar direito, preciso de férias; Meu carro quebrou; As dívidas só aumentam; Meu trabalho me deixa estressado; Não tenho tido tempo direito; Estão aparecendo meus primeiros cabelos brancos; Estou ficando calvo; Não tenho tempo para a familia como gostaria; Queria tanto voltar a ser criança; Eu tinha paz quando pequeno...
E depois de mais tempo ainda, outras preocupações aparecem. Assim, como esta a temperatura do meu banho; A que horas vai nascer o sol para eu ir para a varanda; Quando verei meus netos novamente; Qual o próximo livro que vou ler; Todos estão indo e só eu vou ficando cada vez mais sozinho; Que frio que faz hoje...
E vemos então, que todo o nossos problemas se resumem a nenhum. Absolutamente nenhum. Por que os problemas que você tinha antes não são os que tem agora e provavelmente não será os que você vai ter daqui a dez, vinte anos... Há problemas que você nem se lembra que não resolveu, mas que no tempo que teve, era o maior problema de todos. Achamos que sempre temos o maior problema que todo mundo e que ninguém abate o nosso problema. Achamos sempre que nossos problemas não tem solução e que sempre teremos que conviver com ele. Então, faça o que tiver que fazer. Faça o que der para fazer e não se preocupe com todas as coisas, por que você não conseguirá resolver todos os problemas. Por mais que pareça sem saída, por mais que pareça sem solução, sempre há. Sempre tem um jeito para tudo que não está de acordo. Se pararmos para pensar, refletir e entender o que é o 'nosso problema', veremos novos jeitos e novas maneiras de resolver. Por que na euforia de termos um problema, esquecemos as maneiras de resolvê-lo. Todo mundo tem problemas e preocupações. Mas tem coisas que não merecem nossa total atenção, por que são triviais demais. Mas certas coisas, coisas importantes DE VERDADE, essas sim, merecem toda a atenção. Aquilo de 'não tenho aquele celular', 'não tenho aquele tênis', 'essa roupa não fica bem em mim', 'ainda gosto dele'... são essas coisas triviais que não deveríamos dar atenção. Pense bem no que são 'seus problemas' e diga para si mesmo, se eles são maiores do que o de outros. Todos tem problemas mas poucos tem força suficiente para resolver. Todos tem problemas que são dificeis, mas se você não fizer nada, vai continuar com esse problema, pro resto da vida. Sempre faça algo para resolver o que te incomoda, queira de verdade e se esforce. Por que todos que se esforçam colhem os frutos do que realmente querem.
O seu problema de hoje não será o de amanhã e o de amanhã não será o último.
Fazer o mal é fácil, dificíl é fazer o bem.


Nenhum comentário: