2014/12/24

Dia 2020

Pseudociência. O que não é compreendido é como os neurônios das diversas regiões do cérebro colaboram para formar a consciência. Outro mistério escondido dentro do nosso córtex plissado é que, de todas as células do cérebro, apenas 10% são neurônios, os outros 90% são as células gliais, que encapsulam os neurônios e cuja função permanece em grande parte desconhecida... Há pessoas que tiveram seus cérebros feridos ou partes dele removido e que ainda vivem uma vida razoavelmente normal, mas isso porque o cérebro tem uma maneira de compensar. Não é que nós usamos apenas 10% do nosso cérebro. Na verdade só conseguimos até aqui compreender o funcionamento de 10% dele.
Esse mito serve a toda a filosofia pós-humanista que motiva a atual agenda científica tecnognóstica: a metáfora do cérebro como um software que necessita de upgrades para realizar todo o seu potencial. E o que limita o potencial da mente? São nossos monólogos de epifania tecno-mística: medo, desejo e dor.
A crença de que toda a imperfeição humana deriva da necessidade de superação de três inimigos naturais: a realidade, o mal e a morte.
"Vejo os homens como fragmentos do futuro, daquele futuro que eu vejo. E este é todo meu engenho e arte, adensar e juntar tudo que é fragmento e enigma e horrível acaso. E como eu suportaria ser homem se ser homem também não fosse ser poeta, decifrador de enigmas e redentor do acaso."
Friedrich Nietzsche - Zaratustra.
E ai eu lhe pergunto: Com o que você esta alimentando tudo isso? O que você pensa, sente, vê, faz, ouve, fala, observa? O que você anda fazendo com seus 10%? Você anda realmente aproveitando a capacidade pra fazer algo bom?
Li recentemente em uma revista um relato de uma paciente que dizia o seguinte: "Eu tive câncer, achei que conhecia a dor. Outro dia, uma amiga minha aparentemente feliz se matou. Vai ver as dores da alma são maiores que a dor do corpo." Talvez os inimigos naturais sejam mais fortes no século XXI ou talvez só estamos indo mal pra caralho. Onde foram parar nossos 90%? Eu tenho a resposta. É no amor cara, é no amor. Amor não é facil. Mas, é o dificil que mais vale a pena.

Nenhum comentário: