2013/12/28

Dia 1696

Schopenhauer queria mais que mudar o rumo da historia da humanidade. Eu gosto dele, me fez pensar. E o que ele pensou, bateu com que eu pensei. Quantas pessoas você encontra por ai que os pensamentos batem? Geralmente a gente ta sempre em guerra com todo mundo e com a opinião alheia.
Ele diz, abre aspas... "O Tempo e a transitoriedade de todas as coisas são apenas a forma sob a qual o desejo de viver – que, como coisa-em-si, é imperecível – revelou ao Tempo a futilidade de seus esforços; é o agente pelo qual, a todo o momento, todas as coisas em nossas mãos tornam-se nada e, portanto, perdem todo seu verdadeiro valor."
Primeiro, que quando eu li o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça foi: Que lindo, ninguém fala mais assim. Segundo que, ta ok, se todos falassem tão coloquialmente assim talvez seria chato. Ja que nos acostumamos tanto em falar errado, cheio de girias, meio analfabetos rindo dos próprios erros, mas cara, não deixa de ser lindo ler e pensar em voz alta as palavras pronunciadas assim. Terceiro que, ele entendia o pensamento de: jamais amar apenas as coisas. Eu entendo que, você se esforça pra caramba pra conseguir algo e tudo mais, você pega até apego pelo material mas sinceramente você morreria por um pedaço de metal ou plastico que acaba com o tempo? Na boa, na boa mesmo você largaria as pessoas mais importantes na sua vida por algum status que nao te renderiam nem ao menos um sorriso ou dois? Eu pelo menos não. Pra ser mais sincero: Nem fodendo.
Schopenhauer ainda diz: "As cenas de nossa vida são como imagens em um mosaico tosco; vistas de perto, não produzem efeitos – devem ser vistas à distância para ser possível discernir sua beleza. Assim, conquistar algo que desejamos significa descobrir quão vazio e inútil este algo é; estamos sempre vivendo na expectativa de coisas melhores, enquanto, ao mesmo tempo, comumente nos arrependemos e desejamos aquilo que pertence ao passado. Aceitamos o presente como algo que é apenas temporário e o consideramos como um meio para atingir nosso objetivo. Deste modo, se olharem para trás no fim de suas vidas, a maior parte das pessoas perceberá que viveram-nas ad interim [provisoriamente]: ficarão surpresas ao descobrir que aquilo que deixaram passar despercebido e sem proveito era precisamente sua vida – isto é, a vida na expectativa da qual passaram todo o seu tempo. Então se pode dizer que o homem, via de regra, é enganado pela esperança até dançar nos braços da morte!"
Que basicamente, nada mais é que: Você não sabe o que tem até perder. E em especifico, as pessoas. Aquela historia de, só sabemos que amamos de verdade uma pessoa quando as perdemos. E geralmente amigo, não perdemos como num jogo de cartas. Perdemos de vez. A historia do 'pra sempre'. Principalmente quando a amiga morte chega. Você não vai querer alguns dias chorar pensando nas possibilidades do 'e se' ou... 'poderia ter dito, poderia ter feito, poderia ter ido'... É como quando estamos do lado errado e podendo fazer direito pelo lado certo. Não da pra se arrepender depois. Se arrependa antes de fazer alguma coisa, mas por Deus, faça algo. Não deixe de fazer. Você não faz ideia da importancia que tem, as pessoas que fazem algo. Se decidir ser alguém, não seja tão pouco.
E pra finalizar, a minha favorita:
" Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto: os trinta seguintes, o comentário. "

Nenhum comentário: